Sem ônibus e sem transparência – Dia 3

Apesar de contar com três veículos usados só à noite, estudantes de Lagoa dos Gatos precisam pegar carona em transporte de Cupira para ir até a UFPE

Ir para a universidade todos os dias sem ter um transporte garantido para voltar para casa é a realidade de Lucas Melo Silva, 17 anos, que mora em Lagoa dos Gatos (182 quilômetros de Recife) e estuda no Campus Agreste da UFPE, em Caruaru. Para dar conta dos 54 quilômetros entre sua cidade e a sala de aula, ele precisa ir até a cidade vizinha, Cupira, a 11 quilômetros, e ali pegar carona no transporte escolar oferecido gratuitamente pela prefeitura.

O problema é que, quando retorna, o ônibus deixa, como esperado, o estudante no último município. É aí que começa a saga cotidiana de Lucas, que fica dependendo de algum carro particular passar para voltar para Lagoa. Não há horário fixo. Pode passar minutos ou horas esperando.

Lucas e outras pessoas da cidade de apenas ​16.190habitantes sofrem com não apenas uma alegada falta de verba da prefeitura local, mas, principalmente, com a falta de transparência. P​oucas​ semanas antes de começar as aulas na universidade, ele e mais 10 estudantes procuraram o prefeito da cidade, Misso de Amparo (PDT), para pedir que a prefeitura disponibilizasse um transporte ou uma ajuda de custo para eles. “Ele informou que não poderia ajudar porque a prefeitura estava em uma crise financeira devido aos gastos da antiga gestão e nos mandou procurar o ônibus da cidade vizinha, Cupira”, conta Lucas.

A reportagem da Aveloz procurou a secretária de educação de Lagoa dos Gatos, Gislene Albuquerque, para falar sobre a falta de transporte para os alunos. Segundo ela, apenas alunos e alunas que estudam à noite entraram em contato com a secretaria. “Eu desconheço pedidos referentes ao turno da manhã e da tarde. O transporte vai de acordo com a demanda.” A gestora disse que vai estudar o caso e conversar com o prefeito e, ao mesmo tempo, recomendou que os alunos a procurassem “para ver o que a gente pode fazer”.

Lucas Melo, do curso de Comunicação Social, afirma que tanto ele quanto colegas estudantes foram até a secretaria ao menos três vezes. “Já ficamos esperando ser recebidos até quase 10h e todas as vezes a história era a mesma, que a secretária não estava. Daí como não teve resultado, falamos com o pessoal da noite e eles falaram que era melhor ir direto no prefeito”.

O responsável pelos transportes da prefeitura de Lagoa dos Gatos, Adauto Edvaldo, diz que o município possui três ônibus que saem apenas à noite, dois para Caruaru e um para Palmares. E que nunca recebeu nenhum pedido para levar alunos e alunas em outros horários.

Reportagem de Lyvia Bezerra​.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *